País

Concurso público para modernização da ferrovia entre Casa Branca e Beja arranca em 2025

O projeto de modernização do troço foi lançado por um valor de cerca de 3.9 milhões de euros e vai permitir que os comboios circulem a uma velocidade máxima de 200 km/hora, assegurando a redução dos tempos de viagem na ligação entre Beja e Lisboa.

Loading...

Avança no próximo ano o concurso público internacional para a modernização da linha ferroviária entre Casa Branca e Beja. O troço vai ficar totalmente encerrado durante os 21 meses previstos para a duração da obra.

O anúncio foi feito: 2025 é o ano em que será lançado o concurso internacional para a eletrificação da linha ferroviária, no troço que liga Casa Branca a Beja.

Estas obras são há muito esperadas pela população, uma vez que têm uma grande importância para a região de Beja.

São 64 quilómetros entre Casa Branca e Beja, sendo que o tráfego desta linha é de 12 comboios por dia, seis em cada sentido, numa extensão total de 64 quilómetros.

Durante os 21 meses de obra, a linha estará totalmente encerrada, o que preocupa empresários e população.

Contactada pela SIC, fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) diz que "a suspensão temporária da circulação ferroviária deve-se a fatores técnicos".

Acrescenta que vai assegurar "uma redução dos custos e dos prazos de execução", levando a "um aumento da qualidade do projeto, bem como o reforço das condições de segurança da realização da obra".

Outra das preocupações da população prende-se com a ligação da linha ferroviária ao Aeroporto de Beja.

Segundo fonte da IP, o estudo foi realizado e "teve como objetivo, numa fase inicial do processo de decisão, aportar informação técnica adequada que contribuirá para o processo decisório subsequente". Mas nada mais adianta.

O projeto de modernização do troço entre Casa Branca e Beja foi lançado por um valor de cerca de 3.9 milhões de euros e vai permitir que os comboios circulem a uma velocidade máxima de 200 km/hora, assegurando a redução dos tempos de viagem na ligação entre Beja e Lisboa.