Falta mais de um mês para a passagem de ano, mas há zonas do país onde os hotéis já estão esgotados. Apesar da subida dos preços, regista-se uma maior procura face ao ano passado para passar o Ano Novo fora, quer em Portugal, quer estrangeiro.
Os hotéis Vila Galé adiantam que 12 hotéis já estão esgotados para a passagem de ano e que houve ainda um aumento de 11% da procura para passar o Natal fora de casa.
Em Portugal, os destinos mais escolhidos para a passagem de ano continuam a ser a Madeira e o Algarve, com o sul do país à espera de uma taxa de ocupação superior a 90%.
No Algarve, os jantares para a noite de passagem de ano começam nos 185 euros por pessoa. A nível de alojamento, duas noites com pequeno-almoço incluído e um jantar buffet com bebidas de seleção hotel pode custar mais de 700 euros por pessoa.
Ao Jornal de Notícias, a associação de hotéis e empreendimentos turísticos do Algarve revela que os preços subiram entre o 4 e os 5% devido à procura elevada.
Na Madeira espera-se uma taxa de ocupação entre os 80 e os 90% tanto para a passagem de ano como para o Natal.
Como é habitual, o governo regional da Madeira vai investir mais de um milhão de euros no fogo de artifício. Um espetáculo que atrai não só portugueses, mas também alemães, americanos e britânicos.
Já na Serra da Estrela registou-se uma maior procura para esta época do ano, e os hotéis mais caros já estão esgotados.
É também possível passar a meia-noite a bordo de um cruzeiro no Douro por quase 200 euros, mas com passas e espumante incluídos.
Uma novidade da procura são as Pousadas da Juventude: este ano, há possibilidade de alugar uma pousada inteira para um grupo de pessoas. As mais procuradas são Vila do Conte, Vila Nova de Cerveira e Alvado, em Porto de Mós.
No estrangeiro, os portugueses preferem passar as festas em destinos como as Caraíbas, o Brasil ou Cabo Verde.