O Livro Mário Soares No Caminho da Liberdade foi escrito por Luísa Ducla Soares com o objetivo de aproximar o fundador da democracia dos mais novos. Foi um dos pretextos para fazer na Escola Básica Maria Barroso a apresentação do programa das comemorações do Centenário do Fundador da Democracia, que se cumpre a 7 de dezembro.
As comemorações, que vão durar até ao final do próximo ano e que se vão cruzar com os 100 anos de Maria Barroso, vão contar com lançamentos de livros, exposições e vários eventos que têm como objetivo reafirmar o legado de Soares, mas também destapar as facetas menos conhecidas.
"É com festa que temos de celebrar o centenário de Mário Soares. Como disse aqui antes Luísa Ducla da Soares, ele era uma pessoa extremamente otimista e bem disposta mesmo nos momentos mais duros e mais difíceis. O meu irmão João e eu visitámos muitas vezes o nosso pai nas cadeias do Aljube ou de Caxias e era ele sempre que nos animava", contou a filha do antigo Presidente da República, Isabel Soares.
Marcelo Rebelo de Sousa também vai participar em vários momentos das comemorações dos 100 anos de Mário Soares. No pontapé de saída, contextualizou a vida do ex-presidente aos mais novos.
Centenário de Mário Soares: Marcelo e Parlamento no arranque das comemorações
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, pôs hoje dezenas de crianças a exclamar "Soares é fixe" e falou-lhes do legado de liberdade deixado pelo antigo Presidente da República, a propósito do centenário do seu nascimento.