País

Valência: já regressaram a Portugal os operacionais que ajudaram na limpeza após as cheias

A força conjunta da Proteção Civil e das Forças Armadas regressou na quarta-feira à noite, depois de ajudar nos trabalhos de limpeza em Savadí e Benetússer após as cheias em Valência.

Valência, Espanha
Loading...

A força conjunta da Proteção Civil e das Forças Armadas Portuguesas enviada para ajudar nos trabalhos de limpeza depois das cheias regressou de Valência. Mais de 100 operacionais foram recebidos na quarta-feira à noite em Vendas Novas pelo Ministro da Defesa e pela Ministra da Administração Interna.

Foram 16 horas de viagem desde os municípios espanhóis de Sedaví e Benetússer, na região de Valência.

Pouco depois das 22:00 desta quarta-feira regressava a Vendas Novas uma coluna de 40 veículos que apoiaram mais de 100 operacionais portugueses.

Durante uma semana, prestaram apoio logístico e participaram nos trabalhos de limpeza das ruas de Valência depois do efeito devastador da tempestade.

"Sinto a missão cumprida da parte de Portugal ao colaborar".

97 homens e quatro mulheres integraram a Força Operacional Conjunta de Proteção Civil e das Forças Armadas que tinha partido para a costa leste de Espanha na manhã do dia 12 de novembro.

"Trabalhámos de forma muito empenhada. Entidades de intervenção: Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil; Bombeiros Sapadores e Voluntários; INEM; 28 militares dos três ramos das Forças Armadas. Empatia por parte da população de Valência. Muitas das manobras foram executadas na presença dos populares."

Foram recebidos por dois membros do Governo, que enalteceram o empenho e a coragem destes portugueses.

Esta força conjunta foi a resposta portuguesa ao pedido de ajuda internacional do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.