País

"Temos equipas extraordinárias": ministra da Saúde confiante no Plano de Inverno para o SNS

Com o inverno a aproximar-se, Ana Paula Martins mostra-se positiva em relação a uma resposta das equipas do Serviço Nacional de Saúde para uma altura que se prevê crítica.

Loading...

Apesar das críticas que tem recebido do setor, a ministra da Saúde está confiante que o Plano de Inverno para o Serviço Nacional de Saúde vai funcionar. Diz que os profissionais sabem sempre responder às necessidades nos momentos mais críticos.

"Temos equipas extraordinárias no Serviço Nacional de Saúde. Vão conseguir, como sempre conseguiram, enfrentar o inverno. Vão enfrentar aquilo que tiverem de enfrentar", afirmou Ana Paula Martins.

As Unidades Locais de Saúde vão poder abrir, durante o inverno, centros para atender doentes não urgentes no próprio dia e deverão ser disponibilizadas consultas abertas em todos os concelhos aos fins de semana e feriados.

Estas medidas constam de um despacho publicado em Diário da República na sexta-feira para organizar a resposta dos cuidados de saúde primários e hospitalares no inverno, altura de maior pressão sobre os serviços de urgência, sobretudo, devido ao aumento das infeções respiratórias.