A cor laranja indica que está no ponto para ser consumido. O fruto rei dos Açores é elemento obrigatório na consoada de muitos açorianos.
"Costumo comprar ananás no Natal, é o nosso fruto aqui dos Açores. Nós os açorianos usamos muito cá", conta uma cliente.
Durante o Natal sobe a procura pelo ananás.
"É um fruto típico do Natal e não só. Porque há um doce típico de São Miguel que só é feito cá na ilha. Como há muito turismo cá na altura de Abril até Outubro há muito procura de ananás e exporta-se muito agora nesta época natalícia. Exporta-se 80% da produção regional", explica João Botelho, comerciante.
Da banca para a pasteleira começa a nascer o bolo-rei de ananás. O aumento do preço dos ingredientes tem influenciado o negócio desta pastelaria de São Miguel.
"Críamos uma massa de brioche com produtos dos Açores. É uma massa muito rica derivada à manteiga que usamos no nosso bolo-rei", refere o pasteleiro Milton Oliveira, que também se queixa do aumento dos preços da matéria prima e do seu impacto no lucro final.
Mesmo assim, o bolo-rei de ananás é um doce com cada vez mais adeptos e que já faz parte da mesa de Natal tipicamente açoriana.