País

"Puxou uma navalha": motoristas dos autocarros de Braga insurgem-se contra agressões verbais e físicas

Perante o aumento do número de agressões verbais, mas também físicas, a empresa que gere os transportes públicos de Braga lançou uma campanha contra a violência. O objetivo é sensibilizar os passageiro para a importância de existir, sempre, um ambiente de respeito mútuo.

Loading...

Os motoristas dos autocarros de Braga têm relatado um aumento significativo de agressões, tanto verbais como físicas, por parte dos passageiros. Em resposta à situação, a empresa responsável pelos transportes públicos da cidade lançou uma campanha de sensibilização contra a violência, apelando ao respeito mútuo entre passageiros e trabalhadores.

Para reforçar a mensagem, foram afixados cartazes com um pedido simples em todos os autocarros, na tentativa de evitar episódios como os enfrentados por motoristas como José Silva, alvo de comportamentos agressivos por parte de passageiros.

Embora a maioria das queixas se refira a violência verbal, as situações surgem frequentemente quando os motoristas estão apenas a cumprir ordens superiores.

A empresa aponta que os incidentes são mais comuns em horários de maior intensidade de trânsito, quando a tensão nos veículos tende a aumentar. A campanha coloca os próprios motoristas como protagonistas, destacando a importância de promover um ambiente de respeito durante as viagens.

Atualmente, os Transportes Urbanos de Braga contam com uma equipa de mais de 250 motoristas.