País

Preço do bacalhau aumentou e pode chegar aos 30 euros por quilo este ano

O bacalhau costuma ser o rei à mesa de muitos portugueses vários dias por ano, mas no Natal é quase obrigatório fazer parte da consoada. Este ano, continua a haver preços muito diversos mas a maioria está 30% mais caro quando comparado com o custo no Natal do ano passado.

Loading...

O bacalhau já se sabe é um dos peixes preferidos pelos portugueses. Por isso, quem trabalha nesta área já sabe da importância de manusear um produto de eleição. O problema é que o mar já foi mais povoado por esta espécie.

Com a procura crescente que nesta época ainda se costuma acentuar mais, tudo somado faz subir o preço por quilo.

“O bacalhau este ano está mais caro, no entanto, o consumo tem um pico nesta altura do ano. Aliás, o último trimestre representa entre 30 a 35% das vendas do ano, o que prova que os portugueses continuam a consumir bacalhau nesta época festiva. Este ano, pela primeira vez, o bacalhau na venda ao público atinge valores - alguns bacalhaus, os mais premium - acima de 30 euros por quilo, o que é um recorde. Agora, a partir de 20/25 euros já se consegue comprar um excelente bacalhau. Obviamente que há alternativas mais em conta, mas o que as pessoas normalmente procuram nesta altura do ano são tamanhos superiores para darem os tais lobos mais altos que tantos portugueses gostam”, explica Josélito Lucas, sócio da Lugrade

Preferências todos as têm, seja no tamanho, na origem ou na forma de o preparar. Mas seja qual for, o mais certo é que este ano se pague mais por aquele que escolher.

Das peixarias de bairro, ás lojas especializadas ou nas grandes superfícies pode haver para todos os gostos e para quase todas as carteiras, mas há que saber o que levar.

“Num bom bacalhau devem ter essencialmente [em conta] a secagem e a origem do bacalhau. Verem que é um bacalhau do mar do norte, depois os calibres é ter atenção sempre se gostam de um bacalhau mais grosso ou mais fino”, diz Miguel Vasconcelos, proprietário das peixarias Pinguim.

Preços e tamanhos à parte, um pouco por todo o país, é quase certo que em muitas, senão mesmo na maioria das mesas de consoada, vai estar algum tipo de bacalhau.