País

No almoço de Natal para pessoas em situação de sem-abrigo, Presidente pede estratégia eficaz para a situação

O Presidente da República esteve no almoço de Natal para pessoas em situação de sem-abrigo. Marcelo Rebelo de Sousa volta a pedir uma estratégia eficaz para tirar as pessoas da rua.

Loading...

A vida não é fácil quando a rua passa a ser casa. Uma refeição quente, debaixo de teto, pode ajudar. Mas este almoço de natal é mais do que isso. Há rastreios de saúde gratuitos, cabeleireiro, barbeiro e fila para presentes. Mas a atração principal é outra: é um gesto de cuidado que impulsiona a autoestima.

“O cabelo e a barba está a funcionar muito bem e o curioso é que as pessoas também aderiram para fazer brushing. Eu achei que só os senhores é que iam aderir à barba e ao cabelo e agradecem imenso”, conta Pilar Mendes, voluntária da CASA. 

E se soubessem quem estava para chegar talvez tivessem aderido muitos mais. Porque o Presidente não veio só para vestir a camisola. Ajudou a cortar o cabelo e depois avançou para o prato principal: pressionar o Governo.

“Muita gente trabalha, mas não tem dinheiro para ter casa. É uma nova situação que precisa urgentemente de uma aposta na habitação com o apoio do Estado, com o apoio do PRR e com o papel fundamental dos municípios”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

Recado entregue, o Presidente pode agora almoçar na mesa de Afonso que não é cara nova nestas andanças do Presidente.

"Não é a primeira vez que nos encontramos Ele ouve as pessoas e tenta fazer”, contou Afonso. 

Brincadeiras à mesa de um Presidente da República que queria retirar todos os sem abrigo da rua até 2023. Objetivo longe de cumprir com a pandemia e a inflação a duplicarem o número de pessoas que fazem da rua casa.