País

GNR apreende mais de 24 mil cigarros de contrabando em Lisboa

Se tivessem sido colocados no mercado teriam lesado o Estado em mais de 5.000 euros.

GNR apreende mais de 24 mil cigarros de contrabando em Lisboa
GNR

Mais de 24 mil cigarros de contrabando foram apreendidos em Lisboa numa ação de fiscalização da GNR, anunciou este domingo a corporação, adiantando que se tivessem sido colocados no mercado teriam lesado o Estado em mais de 5.000 euros.

"Desta ação, resultou a elaboração de dois autos de notícia por introdução irregular no consumo, de produtos sujeitos a Imposto sobre o Tabaco (IT), que culminou na apreensão de 24.400 cigarros, dissimulados em duas malas de viagem", anunciou a GNR em comunicado.

A operação foi realizada na quinta-feira por elementos do Destacamento de Ação Fiscal (DAF), na sequência de uma ação de fiscalização no âmbito do Código dos Impostos Especiais sobre o Consumo (CIEC), no concelho de Lisboa.

Estas ações inserem-se no combate à fraude no âmbito do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e Imposto Especial de Consumo, através do mercado paralelo, pelo não pagamento dos impostos devidos, com repercussões no funcionamento dos mercados e da competitividade das economias.