Cinco escolas de Loures foram assaltadas nas últimas semanas, durante a madrugada, mas o objetivo era sobretudo vandalizar os espaços. A PSP diz que está a recolher informações e que reforçou o policiamento.
No mais recente assalto, o acesso à escola foi feito através de uma janela, da qual os assaltantes "conseguiram levantar o estore de maneira e destrui-lo", explica João Morais, diretor do agrupamento de escolas Luís de Sttau Monteiro. A partir daí, os assaltantes forçaram a entrada do bar e da papelaria e, como não encontraram dinheiro, acabaram por levar comida.
Na mesma semana, a pouco mais de 800 metros, já outra escola tinha sido assaltada. Os estragos ainda são visíveis.
Na Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, os serviços administrativos foram os mais afetados. A par das portas arrombadas, vários fios foram cortados.
Na Escola Básica João Villaret, no Instituto Profissional de Transportes e na EB1/JI Quinta do Conventinho, roubaram dinheiro e vandalizaram os edifícios. O padrão é sempre o mesmo: mais do que roubar, o objetivo é vandalizar.
A PSP está a investigar o caso e há mais equipas de patrulhamento nas ruas. Parte dos estragos já foram reparados, numa altura em que as escolas vão estar fechadas para as férias de Natal e Ano Novo.