Poucos portugueses terão feito tantos quilómetros pelo mundo fora como o fundador de uma das agências de viagens mais antigas do país. Joaquim Pinto Lopes começou a viajar nos anos 60 e em plena ditadura já tinha corrido a Europa. Aos 79 anos, soma mil viagens a mais de 150 países.
Será difícil encontrar um português com mais quilómetros percorridos e tantas décadas de viagens como Joaquim Pinto Lopes.
A família lançou-se no transporte de passageiros em 1870, na altura com diligências puxadas por cavalos. Joaquim correu a Europa ainda o país estava fechado na ditadura.
Em 1973, Joaquim Pinto Lopes criou a agência de viagens a que dá nome. Perante a logística das deslocações ao estrangeiro e a necessidade de cortar custos, até os clientes tinham tarefas.
Com mil viagens feitas a mais de 150 países, o empresário passou a pasta, mas continua a viajar.