O diretor do Serviço Nacional de Saúde garante resposta à população nos serviços de urgência. Ainda assim, António Gandra d'Almeida lembra os constrangimentos habituais desta época do ano.
O diretor do Serviço Nacional de Saúde garante que a contratação de tarefeiros e a resposta em rede vai ajudar a superar os constrangimentos da época.
Na véspera de Natal,quem precisar de se deslocar às urgências de obstetrícia-ginecologia e de pediatria deve saber que, no país, estão encerradas 10:
- Obstetrícia-ginecologia nos hospitais de Portimão, Vila Franca de Xira, Guarda e Barreiro.
- Pediatria nos hospitais do Barreiro, Faro, Loures, Águeda , Urgência Básica de São Pedro do Sul e Vila Nova de Foz Coa.
Abertas , esta terça feira, estarão 191 urgências em todo o país
No dia de Natal, o número sobe para 12 urgências encerradas. De acordo com as Escalas de Urgência do Serviço Nacional de Saúde, em cada um dos dois dias haverá ainda oito urgências com restrições.
Os constrangimentos acontecem em época de festas e uma semana após a entrada em vigor das novas regras: as grávidas têm agora de ligar para a linha SNS Grávida antes de recorrerem à urgência de obstetrícia e ginecologia dos 11 hospitais que aderiram ao projeto-piloto, maioritariamente em Lisboa e 3 unidades que aderiram voluntariamente a um projeto que a ministra da Saúde diz ser ainda cedo para avaliar.