País

Linha SNS 24 encaminhou criança para urgência que estava fechada

No dia de Natal, operadores encaminharam crianças para o Hospital de Torres Vedras. O problema é que as urgências pediátricas estavam encerradas.

Loading...

O dia de Natal ficou marcado pelo encerramento de 11 urgências hospitalares em todo o país. Os utentes foram aconselhados a contactar as linhas SNS 24/SNS Grávida e SNS Criança antes de saírem de casa. Mas nem tudo correu bem.

A Linha SNS 24 encaminhou, ontem, dia de Natal, crianças para o Hospital de Torres Vedras, mas as urgências pediátricas encontravam-se encerradas. O Hospital de Torres Vedras garante que a informação foi enviada para os serviços do Ministério da Saúde.

Vanda Almeida mora em Ameal, Torres Vedras. Na segunda-feira, o filho de 5 anos foi observado na unidade de cuidados primários: Tiago estava com febre há três dias e a temperatura não baixava.

No dia de Natal, os sintomas agravaram-se, o menino tinha dores de ouvidos e de garganta. A mãe telefonou para a linha SNS 24 e, uma hora e meia depois de ter telefonado, foi finalmente atendida por uma profissional de saúde. Depois de explicar o que se passava, recebeu a mensagem para levar o filho ao serviço de urgências pediátricas do Hospital de Torres Vedras, que Vanda tinha visto na página da ULS Oeste que estavam encerradas.

Da linha insistiram que as urgências pediátricas estavam abertas e que levasse o filho o quanto antes para ser observado. Vanda Almeida decidiu então procurar assistência noutro hospital, sendo que o mais próximo era o das Caldas da Rainha, a 40 quilómetros de casa.

Quando a criança foi finalmente observada, a pediatra confirmou que as dores eram provocadas por uma otite e um inflamação na garganta.

Cinco horas de angústia para a mãe e de sofrimento para a criança quando o diagnóstico poderia ter sido feito com maior rapidez, não fosse a informação errada da Linha SNS 24.

Vanda Almeida confirma que o filho não foi o único a ser erradamente referenciado. O hospital de Torres Vedras assume.

SPMS esclarece erro

Contacto pela SIC, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) esclarecem que "o erro que originou a situação noticiada decorreu de uma parametrização incorreta no Sistema de Dados Mestre (SDM) por parte da Unidade Local de Saúde (ULS), que não identificou o encerramento da valência durante o feriado de 25 de dezembro".

Os encaminhamentos por parte da Linha SNS 24 foram então feitos de acordo com a informação disponível no Sistema de Dados Mestre (SDM). A mesma nota informativa garante que a Linha SNS 24 continua a "cumprir integralmente as regras instituídas, assegurando que nenhum utente é encaminhado para unidades que estejam oficialmente registadas como fechadas no SDM."

[Notícia atualizada às 18:22]