País

Gov.pt tem assistente virtual que responde a (quase) tudo em 12 idiomas

Há uma nova forma de ter informação dos serviços do Estado. Dúvidas sobre carta de condução, impostos, documentos para cidadãos nacionais ou estrangeiros podem ser respondidas por um agente virtual, integrado no Gov.pt que entende e fala 12 idiomas.

Loading...

A aplicação Gov.pt, que pretende integrar as aplicações digitais do Estado num canal único com 16 documentos, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e o Seguro Automóvel, já está disponível.

A partir de agora, a aplicação tem uma assistente virtual que responde a quase tudo o que diga respeito ao Estado. É uma atualização com muito peso e feita com recurso a serviços de inteligência artificial.

O atual agente virtual limitava-se a responder a perguntas sobre a chave móvel virtual. Já o novo tem resposta para dúvidas relacionadas com "2.300 serviços".

O novo agente virtual responde por voz, por texto e também dá a cara para dialogar com o utilizador. E não tem de ser em português.

Uma das novas funções mais importantes é ser capaz de ouvir e responder em 12 idiomas diferentes, desde coisas aparentemente simples, mas importantes, como entender o português do Brasil, até ser capaz de dar respostas em francês, mandarim, russo ou ucraniano.

Não só pode dar respostas online a muitos utilizadores que não falam português e têm de interagir com o Estado, como pode até servir como ferramenta de ajuda para os funcionários que fazem atendimento ao público.