A aplicação Gov.pt, que pretende integrar as aplicações digitais do Estado num canal único com 16 documentos, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e o Seguro Automóvel, já está disponível.
A partir de agora, a aplicação tem uma assistente virtual que responde a quase tudo o que diga respeito ao Estado. É uma atualização com muito peso e feita com recurso a serviços de inteligência artificial.
O atual agente virtual limitava-se a responder a perguntas sobre a chave móvel virtual. Já o novo tem resposta para dúvidas relacionadas com "2.300 serviços".
O novo agente virtual responde por voz, por texto e também dá a cara para dialogar com o utilizador. E não tem de ser em português.
Uma das novas funções mais importantes é ser capaz de ouvir e responder em 12 idiomas diferentes, desde coisas aparentemente simples, mas importantes, como entender o português do Brasil, até ser capaz de dar respostas em francês, mandarim, russo ou ucraniano.
Não só pode dar respostas online a muitos utilizadores que não falam português e têm de interagir com o Estado, como pode até servir como ferramenta de ajuda para os funcionários que fazem atendimento ao público.