Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas num tiroteio nas imediações do centro comercial Palácio do Gelo, em Viseu. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que os tiros são disparados, vê-se uma vítima ser atingida e o pânico vivido de seguida.
André Ventura não tardou a reagir e a culpar os ciganos - “os mesmos de sempre", nas palavras do líder do Chega. Na SIC Notícias, Rui Tavares e Sebastião Bugalho comentaram o episódio.
Para o porta-voz do Livre, este é “um crime chocante e perigoso”, mas que não deve ser usado pelo Chega para “tomar a parte pelo todo”.
“O que temos de fazer é ajudar as autoridades a cumprirem as suas funções e ajudar a que o país seja mais seguro, não é aquilo que faz André Ventura, que tem um historial de tentar estigmatizar a comunidade cigana e tomar a parte pelo todo. Uma coisa é haver um crime que possa ter sido cometido por alguém oriundo de uma comunidade, outra coisa é dizer que são os mesmos e os de sempre, que são sempre os mesmos criminosos. (…) Se fossemos por ai, não há nenhum partido politico neste momento que tenha alguém a ser julgado por um crime de tentativa de homicídio senão o próprio Chega.”
Sebastião Bugalho, eurodeputado português do PSD, acredita que “ainda é cedo para tirar conclusões" e “ainda mais cedo é para fazer política com base no que aconteceu”. Realça também que Portugal ”é um dos países mais seguros do mundo", mas defende as recentes operações do Governo no que toca à segurança pública.
“Esta situação é felizmente excecional, mas infelizmente aconteceu. E não é a primeira fez que acontece, nomeadamente em centros comerciais. Este ano, no verão, no Norte Shopping, um jovem morreu vítima de facada num ajuste de contas. É verdade que Portugal é um dos países mais seguros do mundo e também é verdade que o Governo tem a responsabilidade de manter Portugal um dos mais seguros do mundo”, diz Sebastião, lembrando que "a criminalidade violenta e a criminalidade grupal aumentaram".
O que aconteceu?
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas num tiroteio esta sexta-feira no centro comercial Palácio do Gelo, em Viseu, apurou a SIC. A PSP informa que os suspeitos estão em fuga.
O alerta foi dado por volta das 18:30. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que os tiros são disparados, vê-se uma vítima ser atingida e o pânico vivido de seguida.
No local estiveram elementos da PSP, INEM, Sapadores de Viseu e Cruz Vermelha. As lojas foram encerradas por precaução - tendo voltado a abrir entretanto - e a PSP criou um perímetro de segurança.
Foi ainda montada uma operação policial de caça ao homem. As autoridades procuram agora um carro que fugiu do local, uma carrinha Audi A4 cinzenta.
Em causa terá estado um desentendimento entre famílias e o atirador será um indivíduo de etnia cigana, disse à SIC o presidente da Câmara Municipal de Viseu.