País

Nevoeiro persistente deixa quatro distritos sob aviso laranja

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os mesmos quatro distritos por causa do tempo frio com persistência de valores baixos da temperatura mínima.

Nevoeiro persistente deixa quatro distritos sob aviso laranja
Gary Yeowell

Os distritos de Viseu, Bragança, Guarda e Vila Real estão sob aviso laranja devido à persistência de nevoeiro e frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Quanto ao nevoeiro, em especial em zonas de vale, os quatros distritos vão estar sob aviso até às 12h00 de terça-feira, de acordo com o IPMA, que alerta para a formação de sincelo.

Sincelo é um fenómeno meteorológico que resulta da congelação de nevoeiro, dando origem a "depósitos de gelo, constituídos por grãos mais ou menos separados por bolhas de ar, às vezes com ramificações cristalinas", segundo o IPMA.

O instituto emitiu também aviso amarelo para aqueles quatro distritos por causa do tempo frio com persistência de valores baixos da temperatura mínima, entre a 01h00 de hoje e as 10h00 de quarta-feira.

Este aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no nordeste transmontano e na Beira Alta, vento em geral fraco do quadrante leste, neblina ou nevoeiro matinal, em especial no nordeste transmontano e na Beira Alta, que persistirá em alguns locais e com formação de sincelos.

Está também prevista formação de geada, em especial no interior e pequena descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro, em especial no interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -5 graus Celsius (na Guarda) e os 8 (em Faro) e as máximas entre os 5 (em Vila Real) e os 17 (em Faro).

Como vai estar o tempo na passagem de ano?

Para terça e quarta-feira (véspera e dia de Ano Novo, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado de leste/sueste, por vezes moderado a forte nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal, em especial no nordeste transmontano e na Beira Alta, onde poderá persistir em alguns locais e com formação de sincelo e formação de geada, em especial no interior.

As temperaturas mínimas vão variar entre os -1 (na Guarda) e os 8 (em Faro) e as máximas entre os 5/6 graus (em Vila Real) e os 16 (em Faro e Setúbal) na terça e quarta-feira.

Relativamente à agitação marítima, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com 01 a 1,5 metros de altura significativa, diminuindo para 01 metro na quarta-feira, e na costa sul do Algarve as ondas serão de sueste inferiores a 01 metro.

A temperatura da água do mar na quarta-feira será entre 14 e 16 graus Celsius a norte do Cabo Raso, de 16/17 graus entre o Cabo Raso e o Cabo São Vicente e de 17/18 graus na costa sul do Algarve.