País

Câmara de Gaia vai recuperar estufa histórica do século XIX no Parque da Lavandeira

A Câmara de Vila Nova de Gaia quer que uma parte do Parque da Lavandeira seja classificada de interesse nacional. Tem uma estufa única em Portugal, construída no final do século XIX que vai ser recuperada depois de anos de abandono.

Loading...

Após anos de abandono, o município adquiriu, em 2021, a última parcela da antiga Quinta da Lavandeira, incluindo a estufa, uma casa senhorial de três pisos, um lago e um coreto. A estufa, encomendada pelo Conde Silva Monteiro, figura histórica que fez fortuna no Brasil, resistiu ao tempo, apesar da degradação.

Com 24 metros de largura, 12 de altura e 38 toneladas de ferro fundido, a estrutura perdeu os vitrais e parte do ferro original ao longo dos anos. A Câmara de Gaia planeia investir 2 milhões de euros na sua recuperação, com o objetivo de revitalizar o elemento histórico. Embora o projeto esteja concluído, a data de início das obras ainda não foi anunciada.

O Parque da Lavandeira, com os seus 11 hectares e frequentada por mais de 12 mil visitantes mensais, pode ganhar um novo símbolo de identidade e preservação cultural.