A descoberta de uma ponte medieval, em Coimbra, durante as obras do Sistema de Mobilidade do Mondego veio atrasar os trabalhos no local. Ainda assim, a expetativa é que o prazo para a intervenção seja cumprido. A importância do achado ainda será alvo de avaliação.
A foto partilhada pelo presidente da autarquia de Coimbra nas redes sociais veio lançar dúvidas se as obras do sistema de mobilidade do Mondego vão mais uma vez sofrer atrasos.
Nas obras perto da estação ferroviária de Coimbra B foi descoberta uma ponte que será medieval.
Na zona, os trabalhos tiveram de ser parados, mas a Infraestruturas de Portugal disse à SIC que a conclusão apontada para o fim do ano não deve sofrer atrasos.
Aguarda-se o estudo do achado que implica mudanças no projeto.
Certo é que os atrasos no Metrobus têm sido muitos e a cidade com obras constantes. Mas espera-se que também nos restantes troços se cumpram as datas e possam estar prontos ainda antes, a meio de 2025.
Mas já, no próximo dia 12, fecha a estação nova no centro da cidade, para se iniciar o levantamento dos carris e a construção do canal do Metrobus. O edifício vai ser cedido à autarquia.
Mas junto a Coimbra B, a descoberta da ponte medieval também deve ter influência no projeto da estação intermodal prevista no âmbito da alta velocidade ferroviária.