País

Hospitais preparam-se para mais uma semana difícil com aumento de infeções respiratórias

O sistema de Triagem de Manchester dita que o tempo de espera para casos urgentes deve ser de cerca de 60 minutos, mas no Hospital de Santa Maria, os utentes chegaram a aguardar perto de 17 horas este domingo. A administração já se está a preparar para uma semana intensa.

Loading...

As infeções respiratórias continuam a pressionar as urgências hospitalares. As administrações preparam-se para mais uma semana difícil. Este domingo, na Grande Lisboa, o Hospital Santa Maria foi aquele onde os utentes esperaram mais tempo para serem atendidos. A meio da manhã, a espera rondava as 16 horas.

As infeções respiratórias aumentaram as idas às urgências hospitalares, o que na perspetiva dos sindicatos dos médicos acontece por não haver resposta adequada nos cuidados de saúde primários e as equipas não terem profissionais suficientes.

O sistema de Triagem de Manchester dita que o tempo de espera para casos urgentes deve ser de cerca de 60 minutos, mas no maior hospital do país, o Santa Maria, os utentes chegaram a aguardar perto de 17 horas pelo atendimento, este domingo.

A administração desvaloriza, alegando que o plano de inverno está a funcionar sem problemas.

Por volta das 18:30, no Hospital Santa Maria, em Lisboa, o tempo médio de espera para casos urgentes era de 12:39.

Apesar de ter sido surpreendida pelas circunstâncias, a administração do Hospital Santa Maria afirma que não tem falta de médicos e que já está a preparar-se para uma semana mais intensa, tal como a ULS de Coimbra.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, a urgência geral de adultos dos hospitais de Vila Franca de Xira e Amadora-Sintra também excederam o tempo de resposta. No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, depois de ativado o plano de contingência, a situação estabilizou.

Dois serviços de urgência na região de Lisboa encerrados segunda-feira

Este domingo, estão encerradas seis urgências de pediatria, ginecologia e obstetrícia e 13 referenciadas, que só recebem utentes encaminhados pelo INEM e pela linha SNS 24.

Já na segunda-feira, dois serviços de urgência na região de Lisboa e Vale do Tejo, um de pediatria e outro de ginecologia e obstetrícia, vão estar encerrados, segundo dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A Urgência Pediátrica do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e a Urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Doutor Manoel Constâncio, em Abrantes, são os dois serviços que não irão funcionar na segunda-feira.

Haverá outras 18 urgências que irão estar reservadas apenas para urgências internas e casos referenciados pelo CODU/INEM e pela linha SNS 24.

O SNS pede aos utentes para que liguem para o 808242424 "antes de ir à urgência".

Com Lusa