Continuam encerrados esta terça-feira dois serviços de urgência na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Tal como aconteceu na segunda-feira, a urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Manoel Constâncio, em Abrantes, e a urgência pediátrica do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, estão de portas fechadas.
De acordo com o portal do SNS, há ainda 16 urgências que só vão receber os doentes referenciados pela linha SNS 24 e pelo INEM.
A direção executiva do SNS apela que antes de ir à urgência, os doentes liguem para a linha SNS 24. O mesmo acontece com as grávidas que desde dezembro têm de ligar para a linha SNS Grávida antes de irem para o hospital.
Hospital Amadora-Sintra ativa plano de contingência
Esta manhã, os tempos de espera estão mais baixos do que no fim de semana, mas a sobrecarga das urgências já obrigou o Hospital-Amadora Sintra a ativar o plano de contingência.
Na semana passada, a ULS Loures-Odivelas, da qual faz parte o Hospital Beatriz Ângelo, viu-se obrigada a ativar o segundo nível de contingência.
Este nível corresponde a um alerta laranja - o segundo mais grave - e será mantido pelo menos até dia 13 de janeiro.
A sobrecarga das urgências pode explicar-se pelo pico de infeções respiratórias e as administrações hospitalares esperam que esta seja uma semana difícil.