No Algarve, oito uniões de freguesias serão desfeitas, incluindo a de Moncarapacho e Fuseta. Esta união juntava uma localidade do interior com outra do litoral, algo que muitos consideravam incompatível. O presidente da junta descreve a relação como "misturar água com azeite".
Embora o nome indicasse uma união, a realidade sempre foi de desavenças entre as duas freguesias, separadas por pouco mais de 4 km. Moncarapacho, maior e localizada no interior, contrasta com a Fuseta, uma pequena vila de pescadores e destino turístico. Uma banda local até criou uma versão de uma música da Shakira que brinca com as diferenças entre um "montanheiro" e um "moço da Fuseta". A música termina com a frase: "vai-te embora daqui".
Após 12 anos de uma união considerada forçada por muitos moradores, a aprovação da desagregação, esta sexta-feira, responde a um pedido antigo da população. O presidente da junta, o único a trabalhar a tempo inteiro no executivo, admitiu que gerir tanto território, com características tão diferentes, era uma tarefa impossível.
Moncarapacho e Fuseta, assim como outras 135 uniões de freguesias no país, voltarão a seguir os seus próprios caminhos.