País

Quem é novo CEO do SNS? Perfil e trajeto de Álvaro Santos Almeida

O novo diretor executivo do SNS tem um doutoramento em Economia pela London School of Economics and Science e é professor associado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Nas autárquicas de 2017 foi cabeça de lista do PSD/PPM à Câmara Municipal do Porto.

Álvaro Almeida, diretor-executivo do SNS
Loading...

Álvaro Santos Almeida substitui, na direção executiva do SNS, António Gandra d'Almeida, que se demitiu do cargo, na sexta-feira passada, depois de a SIC ter noticiado que acumulava funções de forma irregular em vários hospitais.

O novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde tem 60 anos e já foi deputado pelo PSD.

Entre 2005 e 2010, Álvaro Santos Almeida foi presidente da Entidade Reguladora da Saúde e, em 2017, foi candidato à Câmara do Porto.

Em 2015, assumiu a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), de onde acabaria por demitir-se, um ano depois em rota de colisão com o então Governo socialista.

Novo CEO do SNS teve passagem pelo FMI

O novo CEO do SNS tem um doutoramento em Economia pela London School of Economics and Science e é professor associado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Na Porto Business School é diretor da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde.

Economista nascido na freguesia da Sé, no Porto, Álvaro Santos Almeida foi quadro superior do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington, nos Estados Unidos.

O anúncio chegou quatro dias depois da demissão de António Gandra d'Almeida e a ministra da Saúde não poupa elogios ao novo diretor-executivo.

Já o bastonário dos médicos, Carlos Cortes, diz que lhe falta um perfil mais técnico e menos político.

"Especialista em economia e em gestão dos serviços de saúde"

O currículo do economista vai ser agora submetido à Cresap, Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública.

No comunicado divulgado esta terça-feira pelo Ministério da Saúde, o ex-deputado social-democrata é ainda descrito como "especialista em economia e em gestão dos serviços de saúde".

Com Lusa