País

Ataques informáticos: número de casos aumentou 42% em 2023, maioria das denúncias é de entidades privadas

Assinala-se esta terça-feira o Dia Internacional da Proteção de Dados. A Universidade do Porto alerta que há cada vez mais ameaças informáticas a empresas e reforça a necessidade investir em segurança e proteger as informações. 

Loading...

A empresa Águas do Porto teve o primeiro ataque informático em 2023. O alerta de perigo foi identificado pela equipa deste centro de gestão de operações.

O passo seguinte foi usar plataformas como esta que identificam as ameaças diárias e como depois de casa roubada, trancas à porta, este ano a empresa municipal fez uma parceria com o Centro de Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto. 

Na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Rolando Martins lidera uma equipa que trabalha na identificação das fraquezas de segurança e dá sessões de consultadoria. 

Muitas vezes são usados sistemas que atacam propositadamente os clientes para depois perceber se estão bem blindados. O número de ataques informáticos tem aumentado e a tendência é que cresçam.

Em 2023 houve um aumento de violações de dados, um crescimento de 42% face a 2022, a maioria das denúncias veio de entidades privadas.