País

Governo aprova quatro novos elementos para o Conselho Consultivo do Banco de Portugal

Manuela Ferreira Leite, Filipe Simões, Cecília Meireles e João Pedro Nunes foram designados sob proposta do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, vão desempenhar um mandato de três anos no Conselho Consultivo do banco central português.

Governo aprova quatro novos elementos para o Conselho Consultivo do Banco de Portugal
Armando Franca

O Governo aprovou esta quinta-feira Manuela Ferreira Leite, Filipe Simões, Cecília Meireles e João Pedro Nunes para o Conselho Consultivo do Banco de Portugal (BdP), segundo comunicado do Conselho de Ministros.

Estas quatro personalidades "de reconhecida competência em matérias económico-financeiras e empresariais", segundo o regulamento do BdP, foram designadas sob proposta do ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, vão desempenhar um mandato de três anos no Conselho Consultivo do BdP.

Este conselho pronuncia-se, não vinculadamente, sobre o relatório anual da atividade do BdP, a atuação do Banco decorrente das funções que lhe estão cometidas e sobre os assuntos que lhe forem submetidos pelo Governador ou pelo Conselho de Administração, segundo o regulamento do banco.

Manuela Ferreira Leite é economista, foi ministra das Finanças no Governo de Durão Barroso e da Educação no executivo de Cavaco Silva, tendo também sido presidente do PSD entre 2008 e 2010.

Cecília Meireles foi deputada do CDS-PP e secretária de Estado do Turismo no Governo de Pedro Passos Coelho.

Já Filipe Simões é 'dean' da Católica Business School e João Pedro Nunes é professor de Finanças do ISCTE.


Com LUSA