A situação de risco estava já sinalizada pela Agência Portuguesa do Ambiente e os caminhos pedestres na zona nascente da praia dos Olhos de Água em Albufeira interditos. Desde as 8:00 que se prepara a demolição controlada de um bloco com mais de cinco mil toneladas de inertes.
O difícil acesso exigiu a intervenção da unidade de emergência e proteção da GNR depois de, em janeiro, a corporação de bombeiros de Albufeira ter conseguido desmoronar de forma controlada um primeiro bloco.
“Estamos num período em que começa a haver a intervenção entre a época das chuvas e os períodos mais quentes. O carnaval é sempre um período em que temos de ter alguma atenção porque há uma maior afluência de utentes às praias e esta zona, com as marés vivas, é de ampla circulação e, por isso, há que ter mais atenção nestes locais. Estamos a sinalizar toda a costa, temos um conjunto de intervenções sinalizadas, uma de maior risco e outras de menor, e vamos fazendo esta gestão até ao período de época balnear.
As intervenções controladas, como esta, são a forma de evitar quedas imprevisíveis e fatais como aconteceu na praia Maria Luísa em 2009.
Devido ao agravamento do estado do tempo, a operação teve de ser suspensa pelas 15h30 desta quinta-feira, mas foi mantido o perímetro de segurança.
[Notícia atualizada às 16:11]