Até terça-feira, Bragança recebe mais uma edição do seu festival gastronómico, uma oportunidade para comprar ou simplesmente provar o famoso chouriço de ossos transmontano, sempre bem acompanhado pela tradicional vagem seca do feijão.
A grande atração do Festival do Butelo e das Casulas é uma pequena feira de produtos da terra, onde, durante os quatro dias de Carnaval, cerca de duas dezenas de produtores de várias aldeias da região se reúnem para vender o icónico chouriço de ossos. Este enchido destaca-se pelo seu tamanho generoso e pela confeção fiel à tradição.
E, claro, não há butelo sem casulas. Estas cascas de feijão, secas durante o verão, são depois cozidas e limpas dos fios antes de serem servidas, tornando-se o acompanhamento perfeito para este prato típico transmontano.
Com o apoio da Confraria do Butelo e da Casula, o festival tem como objetivo promover uma receita que atravessou gerações e esteve em risco de cair em desuso.
Para além da venda de produtos, o butelo e as casulas podem também ser apreciados à mesa do restaurante da feira, onde este cozido transmontano se reafirma como o prato típico do Carnaval nordestino.