Pedro Nuno Santos anunciou esta segunda-feira que o PS vai apresentar um requerimento potestativo para avançar com uma Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso de Luís Montenegro.
Na antena da SIC Notícias, o eurodeputado socialista Francisco Assis defende que “não resta outra saída séria” ao Governo a não ser apresentar uma moção de confiança ao Parlamento.
“Se houver seriedade neste processo, não chegaremos à Comissão Parlamentar de Inquérito. O primeiro-ministro disse que se a oposição não se retratasse, o Governo apresentaria uma moção de confiança. Perante as reações de vários partidos da oposição, sobretudo do PS, não resta outra saída séria”, afirma.
Francisco Assis assume que o PS não está satisfeito com as explicações do primeiro-ministro e garante que o partido não se deixará condicionar pela “chantagem do Governo”.
“Os partidos da oposição não podem fazer oposição segundo a vontade do Governo. O PS não só não se retraiu, como até avançou para um escrutínio maior deste tema. (...) Querer transformar uma moção de censura numa moção de confiança é um verdadeiro truque político e o país está farto”, sublinha.
O eurodeputado diz ainda que o PS se tem comportado “de forma exemplar” no último ano, ao viabilizar o Orçamento e “alguns instrumentos de governação importantes” para a estabilidade política.