País

Várias figuras do PS defendem moção de censura ao Governo

A moção de censura deu entrada na Assembleia da República, mas a intenção do PCP está condenada, à partida, porque o principal partido da oposição já anunciou o sentido de voto. 

Pedro Nuno Santos
Loading...

A moção de censura do PCP já foi entregue na Assembleia da República e vai ser votada no final desta semana, mas sabe-se que tem chumbo garantido. O PS já anunciou, entretanto, que vai votar contra, o que inviabiliza a iniciativa comunista, mas algumas vozes socialistas já vieram criticar a decisão de Pedro Nuno Santos.

A moção de censura deu entrada na Assembleia da República, mas a intenção do PCP está condenada, à partida, porque o principal partido da oposição já anunciou o sentido de voto.

Esta reação não é, no entanto, consensual no partido. O ex-ministro João Galamba, por exemplo, recorreu às redes sociais e não poupou nas críticas a Pedro Nuno Santos.

Também Francisco Assis, que apoiou Pedro Nuno Santos na luta pela liderança, lança um repto ao secretário-geral e escreveu que, ou o Governo apresenta uma moção de confiança, ou o PS deve apresentar uma moção de censura.

Quanto ao Governo, o chumbo já anunciado da moção do PCP, entende o ministro Castro Almeida, dá a Luís Montenegro uma maior margem de manobra para gerir o atual momento político.

Entretanto, Pedro Nuno Santos decidiu reunir esta tarde o Secretariado do PS para analisar situação política.

Já o Bloco de Esquerda anuncia uma série de novas perguntas que vai enviar ao primeiro-ministro.