País

Doença da língua azul: produtores de gado consideram insuficiente apoio de 48 euros por animal morto

O Governo vai pagar 48 euros por animal morto a quem teve um prejuízo inferior a 30%. Uma ajuda bem-vinda para os produtores, mas ainda assim consideram ser necessário o reforço de verbas para colmatar todos os prejuízos.

Loading...

Há novos apoios para os produtores de gado afetados pela doença da língua azul. Agora é a vez dos que tiveram quebras de rendimento inferiores a 30% e que tinham ficaram fora do apoio inicial.

A promessa de mais apoios aos produtores de ovinos afetados pelo surto de língua azul já tinha sido feita e é agora concretizada. O Governo vai pagar 48 euros por animal morto a quem teve um prejuízo inferior a 30%.

Criou ainda uma linha de crédito bonificado de cinco milhões de euros para as explorações afetadas.

Uma ajuda bem-vinda para os produtores, mas ainda assim consideram ser necessário o reforço de verbas para colmatar todos os prejuízos.

"Os 48 euros por animal morto representa cerca de um terço do valor de um animal e a linha está limitada a 40 mil animais. As contas que temos é que seja muito superior a isso os prejuízos", afirma Diogo Vasconcelos, presidente da Associação de Jovens Agricultores do Sul.

Os agricultores temem que a queda do Governo tenha como consequência atrasos nos investimentos no setor, mas o Ministro da Agricultura e Pescas tranquiliza, garantindo que "não vai haver atraso".

O planeamento está feito e José Manuel Fernandes garante que o Ministério vai assegurar a gestão dos investimentos no setor agrícola.