País

Bactéria ameaça mais de 700 espécies de plantas em Portugal

A Xylella Fastidiosa foi detetada pela primeira vez na Europa em 2013, mas só apareceu em Portugal em 2019. Atualmente existem 18 focos ativos em vários pontos do país.

Loading...

Uma bactéria que ataca as plantas está a preocupar a comunidade científica e os agricultores. Foi detetada em Portugal há seis anos, está a espalhar-se e pode afetar mais de 700 espécies, incluindo vinha, olival e outras culturas com grande valor económico.

A bactéria foi detetada pela primeira vez na Europa em 2013, mas só apareceu em Portugal em 2019. Atualmente existem 18 focos ativos em vários pontos do país.

Transmitida através de insetos

A Xylella Fastidiosa coloniza os vasos condutores da seiva das plantas, acabando por matá-las. A bactéria é transmitida por insetos, essencialmente pela cigarrinha-da-espuma.

Para combater a transmissão da bactéria, no Instituto Politécnico de Bragança estuda-se o comportamento o inseto.

A bactéria ataca mais de 700 espécies de plantas e enquanto não é encontrado um tratamento para a eliminar ou espécies de plantas resistentes, a única solução passa pela criação de zonas demarcadas onde a Xylella aparece e elimina todas as plantas suscetíveis de a hospedar.