É preciso recuar 14 anos para encontrar o último 25 de Abril que não tenha tido sessão solene no Parlamento. Em 2011, o país vivia uma crise política, houve dissolução da Assembleia da República e a comemoração oficial mudou-se de São Bento para o Palácio de Belém.
Ao que tudo indica, em 2025 não será assim. O Parlamento vai comemorar o dia da liberdade, apesar da queda do Governo de Luís Montenegro.
"Não há nenhuma razão para que não se celebre o 25 de abril na Assembleia da República. As eleições são em maio, a campanha oficial ainda não terá começado", diz o secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos.
Para além do PS, dos partidos mais à esquerda e do Iniciativa Liberal, a SIC sabe que também o PSD é a favor da sessão.
A decisão é tomada esta quarta-feira na reunião da conferência de líderes e, ao que a SIC apurou, José Pedro Aguiar Branco vai propor aos partidos que a cerimónia aconteça nos moldes habituais.
Só quatro vezes não houve sessão solene
Para além de 2011, em 1983 não houve porque havia eleições no mesmo dia; em 1992, Mário Soares preferiu transferir as comemorações para Belém; e em 1993 não houve devido ao protesto dos jornalistas parlamentares.
A sessão de 2025 é a última do mandato do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.