Cerca de 20 cirurgias previstas para esta segunda-feira à tarde tiveram de ser adiadas por atraso na entrega de material ao bloco operatório, no Hospital Amadora-Sintra, mas o hospital garante que as operações já foram reagendadas.
O hospital diz que as cirurgias adiadas eram todas consideradas adicionais. Ou seja, são marcadas depois das operações que já estavam programadas para o dia para dar resposta às listas de espera do Hospital Amadora-Sintra.
Mas, ao que apurou a SIC, cerca de 20 doentes que contavam esta segunda-feira sair dessa mesma lista de espera acabaram por ver as operações adiadas.
O hospital confirmou que teve de adiar as cirurgias previstas para a tarde por atraso na entrega de algum material e por rotura de ‘stock’ de um dos fornecedores, o que afetou o normal funcionamento do bloco operatório.
Situação está resolvida
Ao que a SIC apurou, foram adiadas sete operações no serviço de cirurgia geral, seis em ortopedia - para doentes com fraturas- cinco na cirurgia pediátrica e quatro em ginecologia.
Os doentes já estavam todos na unidade hospitalar, com a preparação cirúrgica feita.
À SIC, o hospital diz que a situação está resolvida, mas que "por precaução” as cirurgias em causaforam, entretanto, reagendadas.
Garante ainda que estão a ser tomadas medidas para evitar que a situação se repita e que se tratou de uma situação excecional.