51 anos depois vai ser disponibilizada pela primeira vez a gravação mais completa com o registo dos acontecimentos do dia 25 de Abril de 1974. O trabalho de Pedro Laranjeira, Paulo Coelho e Adelino Gomes vai ser apresentado sexta-feira no Convento do Carmo.
Será uma oportunidade única para escutar o som da liberdade, um direito exigido nas ruas de Lisboa pelas palavras do povo e dos militares.
Paulo Coelho e Adelino Gomes contaram excertos do relato no episódio especial do podcast 'História de Lisboa' da SIC Noticias.
Os dois repórteres do 25 de abril reviveram os acontecimentos de um dia que começou como Golpe de Estado e terminou numa revolução no largo do Carmo.
Salgueiro Maia, que tinha sido colega de escola de Adelino Gomes, era o capitão que dirigiu as tropas desde Santarém a Lisboa. Depois, com o quartel do Carmo cercado por militares, negociou a rendição do Presidente do Conselho, Marcelo Caetano.
Numa altura em que não havia os meios tecnológicos que existem hoje o relato acabou por nunca ser transmitido em direto pela rádio.
Este documento, agora histórico, é uma peça importante da história da rádio e do jornalismo em Portugal, que reproduz de perto e de forma prolongada o dia decisivo de uma revolução. Vai ser oferecido ao estado português e, no próximo dia 25 de abril, sujeito a uma escuta coletiva no próprio convento do largo do Carmo, em Lisboa.
