País

Erosão Costeira: há praias em risco de desaparecer no Algarve

É o resultado de uma velha "luta" por terreno em que o mar sai quase sempre vencedor.

Loading...

O Algarve é uma das zonas mais ameaçadas pela erosão costeira e há praias que estão em risco de desaparecer. É o caso da praia da Fuseta-Mar, em Olhão. Está prometida a reposição do areal antes do verão, mas os concessionários temem que a obra não fique concluída em tempo útil.

É o resultado de uma velha "luta" por terreno em que o mar sai quase sempre vencedor. Em 2018, foram adicionados à praia da Fuseta-Mar 80 mil metros cúbicos de areia, só que o cordão dunar voltou a ceder.

Numa visita ao Algarve, no início de abril, a ministra do Ambiente confirmou que há financiamento para adicionar 150 mil metros cúbicos à praia, mas cabe agora à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) justificar um concurso de emergência.

Com a época balnear a arrancar em junho, os concessionários temem que a intervenção não fique concluída a tempo da chegada dos turistas.

A erosão costeira é um fenómeno para o qual os especialistas têm vindo a alertar e que afeta também outras zonas do Algarve, como é o caso da praia do Forte Novo, em Quarteira, que já perdeu 10 metros de areal.

As autarquias até têm conseguido contrariar os avanços do mar, com realimentações de areia, mas a solução é apenas temporária e o mau tempo dos últimos meses não ajudou.

O Governo está a desenhar, em conjunto com a APA, uma outra intervenção de maior envergadura que vai abranger todas as ilhas-barreiras da região
algarvia, num total de 22 milhões de euros. As obras são financiadas por fundos comunitários através do Programa Operacional Sustentável.