País

Cinco urgências encerradas esta sexta-feira, situação piora no fim de semana

Para serem encaminhados corretamente, a Direção-Geral da Saúde recomenda que os utentes contactem a linha SNS 24 antes de irem a uma urgência. 

Loading...

O fim de semana vai voltar a ser de constrangimentos nas urgências dos hospitais, uma vez que estarão encerrados nove serviços, a maioria de ginecologia e obstetrícia. Esta sexta-feira, são cinco as urgências fechadas e há hospitais com tempos de espera muito acima do recomendado nas urgências gerais. 

Onze horas foi o tempo que um doente urgente chegou a esperar, na manhã desta sexta-feira, para ser atendido no Hospital Amadora-Sintra, em Lisboa. Um tempo 11 vezes acima do recomendado para doentes com pulseira amarela. 

A juntar aos constrangimentos na urgência geral, neste hospital estão também encerradas as urgências de ginecologia e obstetrícia. 

Serviços que estão também de portas fechadas em mais quatro hospitais: Almada, Barreiro e Santarém. No Hospital de Vila Franca de Xira, apenas está encerrado o serviço de obstetrícia. 

Situação agrava-se no fim de semana

No fim de semana, a situação piora. No sábado, vão estar encerradas nove urgências. As de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Amadora-Sintra, Almada, Barreiro, Caldas da Rainha, Faro, Leiria e Vila Franca de Xira. 

Neste hospital vai estar também fechado o serviço de pediatria, assim como no hospital de Loures. 

Domingo o cenário é praticamente igual. Reabre a urgência de ginecologia e obstetrícia das Caldas da Rainha, mas encerra o mesmo serviço no hospital de Abrantes. 

As urgências de pediatria voltam a encerrar em Vila Franca de Xira e Loures.  

Para serem encaminhados corretamente, a Direção-Geral da Saúde recomenda que os utentes contactem a linha SNS 24 antes de irem a uma urgência.