Milhares de fiéis a caminho de Fátima. São esperados nesta segunda-feira à noite para procissão das velas, um dos momentos altos da peregrinação de 13 de maio. A cerca de 20 quilómetros do Santuário são vários os peregrinos que por ali passam.
Dizem que são quilómetros custosos, mas também os mais gratificantes da caminhada.
“São os que o corpo está mais cansado, mas os que a mente e a alma estão mais libertadas", relata um peregrino que veio de Caldas de São Jorge, em Santa Maria da Feira.
A peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima, a primeira após a morte do Papa Francisco e a eleição de Leão XIV, acontecimentos que deverão marcar as celebrações, começa esta segunda-feira, presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler.
Cardeal Jaime Spengler vai presidir às celebrações
Jaime Spengler, arcebispo metropolita de Porto Alegre, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano, foi criado cardeal por Francisco, em dezembro de 2024, tendo participado no conclave que elegeu na quinta-feira o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost líder da Igreja Católica.
As celebrações da peregrinação de 12 e 13 de maio, 108 anos após os acontecimentos na Cova da Iria e nas quais são esperados milhares de fiéis, iniciam às 21:30, com a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas e a Celebração da Palavra, no recinto do santuário.
Na terça-feira, após a recitação do terço, às 09:00, na Capelinha das Aparições, começa, uma hora depois, a missa, com a bênção dos doentes e a procissão do adeus, no recinto.
Proteção Civil aciona uma operação de dois dias
Para esta peregrinação, a primeira grande peregrinação do ano ao maior templo mariano do país, o dispositivo de segurança é de cerca de 240 militares, anunciou a Guarda Nacional Republicana.
Já a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil aciona esta segunda-feira uma operação de dois dias para garantir a segurança dos peregrinos, contando com mais de 300 operacionais, dos quais 170 provenientes de diversos corpos de bombeiros da região.
- Com Lusa