Foram retomadas esta segunda-feira, às 07:00, as buscas por terra pelas duas crianças - de 11 e 16 anos - desaparecidas no mar junto à praia do Pedrógão, em Leiria.
As buscas por mar não chegaram a ser suspensas, tendo-se mantido uma corveta durante a noite, indicou fonte da Proteção Civil. A esta altura participam também nas operações o navio NRP Viana do Castelo e uma embarcação salva-vidas.
No terreno estão mais de 40 operacionais, mas é esperado um reforço ao longo do dia, inclusive com um meio aéreo da Força Aérea.
Às 09:00 os bombeiros juntam-se às buscas que, a esta altura, contam com meios da Autoridade Marítima e da GNR.
À SIC Notícias, o capitão do Porto da Nazaré, João Lourenço, explica que as condições meteorológicas se agravaram esta segunda-feira e que o perímetro foi alargado para Sul.
Deixa ainda um alerta para que os banhistas tenham cuidados redobrados junto ao mar, sobretudo em praias onde ainda não foi aberta a época balnear e que, por isso, estão sem nadadores salvadores.
Crianças estão desaparecidas desde a tarde de domingo
O alerta para o desaparecimento das duas crianças foi dado pelas 17:25 de domingo. Estavam a tomar banho na praia quando desapareceram.
As buscas foram iniciadas no domingo no mar pelos tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré e da Figueira da Foz e por um navio da Marinha Portuguesa (NRP Viana do Castelo), e, por terra, por elementos dos Bombeiros Voluntários de Leiria e de Vieira de Leiria.
Para o local foi também deslocada uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
As operações de busca estão a ser coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante Local da Polícia Marítima da Nazaré.
Com Lusa