Uma grávida deu à luz numa ambulância dos bombeiros sapadores de Leiria, na berma da A1, quando estava a ser transportada para o Hospital de Coimbra devido ao encerramento do serviço de obstetrícia em Leiria.
A viagem entre as duas maternidades demora cerca de 50 minutos. São 75 quilómetros de distância. O parto ocorreu ao quilómetro 176 da A1, na berma, entre Soure e Condeixa.
“Fomos tão longe quanto possível. Tivemos que encostar e realizar o trabalho de parto. Quando a senhora entrou no período expulsivo, fez-se nova passagem de dados ao CODU, que fez a ativação da VMER dos Covões”, contou à SIC Rui Carnide, dos bombeiros sapadores de Leiria.
O pai, enfermeiro no país de origem, mas que não pode exercer em Portugal, foi uma ajuda durante o parto. À chegada à maternidade, e confirmado que mãe e bebé estavam bem de saúde, os bombeiros quiseram registar o momento para a posterioridade.
“Muito alívio, satisfação. Ver que não somos só nós os únicos felizes pela situação ter corrido bem, os pais estavam naturalmente muito felizes”, disse Rui Carnide.