País

Grupo liderado por Mário Machado estará a dar formação a milícias através de jogos online

O grupo de extrema direita 1143, liderado pelo neonazi Mário Machado estará a dar formação a milícias. Estão a usar um jogo que simula treinos militares e policiais.

Loading...

Ainda antes de ser detido, o neonazi Mário Machado, líder do movimento de extrema direita 1143, tinha manifestado a intenção de inaugurar um campo de treinos próprio batizado como bunker 1143.

Segundo avança o jornal Correio da Manhã, o grupo já tem realizado combates através de um jogo que simula treinos militares e policiais usando armas de airsoft, armas de pressão com balas de plástico.

Ainda, segundo o jornal, Gil Pantera, assumido porta-voz do núcleo do norte, afirma que estão a dar formação a milícias seguindo procedimentos de grupos extremistas e violentos estrangeiros.

Estarão já formadas 2 equipas e o Correio da Manhã escreve que a 10 de maio na Quinta do Anjo, em Palmela, durante um churrasco familiar, realizou-se um dos treinos do grupo 1143. O grupo pretende fazer parte das batalhas de airsoft que têm reunido grupos de extrema-direita europeus.

A ameaça de organizações extremistas em Portugal fez parte de uma versão preliminar do relatório anual de segurança interna de 2025, mas quando aprovado o capítulo já tinha sido retirado.

A decisão foi debatida e aprovada numa reunião a 21 de março com a presença da ministra da justiça e ministra da Administração Interna que começou por dizer que desconhecia o facto.

O capítulo que só pôde ser lido na versão preliminar do RASI (Relatório Anual de Segurança Interna) tinha informação sobre essencialmente a atividade de grupos de extrema-direita. Terá sido detetado em Portugal um ramo de um grupo extremista internacional classificado como organização terrorista por vários países.

Mais Vistos do