Pelo menos um voo com destino ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi esta quarta-feira cancelado e outros 10 tiveram de ser desviados para outros aeroportos do país, devido ao nevoeiro aliado à inoperacionalidade temporária do sistema de aterragem por instrumentos.
Os constrangimentos fazem-se sentir desde as 06:30 desta quarta-feira e levaram ao atraso de dezenas de voos.
A mesma situação já se tinha verificado na passada semana. No sábado à noite, foram cancelados pelo menos 12 voos e, no dia anterior de amanhã, foram cancelados quase 20, entre aterragens e descolagens.
Em causa está o nevoeiro aliado à inoperacionalidade do sistema de aterragem por instrumentos no aeroporto do Porto. Ou seja, numa situação de pouca visibilidade, causada por exemplo pelo nevoeiro, é este o sistema que dá as coordenadas que permitem que o piloto aterre ou levante voo em segurança.
O sistema está temporariamente fora de serviço, de forma programada, devido às obras em curso no aeroporto do Porto, segundo avançou a NAV Portugal na passada semana.
A NAV explicou ainda que a situação "foi comunicada atempadamente a todos os operadores aéreos e enquadra-se no planeamento habitual para este tipo de intervenções".
O sistema deverá ficar novamente operacional na primeira quinzena de junho.