País

Homem detido ao tentar entrar em Portugal com documento falso

Um cidadão estrangeiro de 53 anos foi detido no Algarve por usurpação de identidade quando tentava entrar em Portugal por via marítima a bordo de um ferry-boat.

Ferry-boat - Imagem ilustrativa.
Ferry-boat - Imagem ilustrativa.
Canva

Um cidadão estrangeiro foi detido na quarta-feira por usurpação de identidade e permanência ilegal no Espaço Schengen, quando tentava entrar em Portugal através do 'ferry-boat' em Vila Real de Santo António, no Algarve, informou a GNR.

A detenção foi realizada pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito de uma operação de Controlos Móveis desenvolvida em conjunto com as autoridades espanholas, indicou a força de segurança em comunicado.

O homem, com 53 anos, foi intercetado após apresentar um documento de identificação que não lhe pertencia, especificou a força de segurança.

"Na sequência da análise documental e cruzamento de dados, com o apoio da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), foi possível confirmar a identidade do cidadão estrangeiro e a sua tentativa de entrada irregular em território nacional", adiantou.

O documento foi apreendido e o homem foi conduzido ao Tribunal Judicial de Vila Real de Santo António para ser ouvido em primeiro interrogatório judicial.

Na operação participaram a GNR, a Guarda Civil, a Polícia Nacional, aAgência Estatal de Administração Tributária, a Polícia Judiciária, a PSP, a Autoridade Tributária e a Polícia Marítima.

De acordo com a GNR, a ação enquadra-se na missão da UCCF de garantir o controlo das fronteiras e a fiscalização da entrada e permanência de cidadãos estrangeiros em território nacional, "reforçando o compromisso com a ordem pública e a segurança".