País

Trabalhadores da Sumol+Compal em Pombal em greve pela terceira vez desde abril

Os trabalhadores da Sumol+Compal em Pombal estão em greve pela terceira vez desde abril, reivindicando aumento de salários, valorização das categorias profissionais e negociação do contrato coletivo. 

Loading...

Os trabalhadores da Sumol+Compal da unidade de Pombal, no distrito de Leiria, estão, esta quarta-feira, em greve, a terceira desde abril, para reivindicar o aumento de salários, valorização das categorias profissionais e negociação do contrato coletivo.

"O que está aqui a falhar é a parte da administração da empresa reconhecer o trabalho que os trabalhadores têm e devia reconhecer isso de forma notória, o que não está a fazer. Os aumentos foram insuficientes e não foi apresentada qualquer proposta ao sindicato para levar aos trabalhadores, foi aplicada por ato de gestão", afirma Mariana Rocha, Coordenadora da União dos Sindicatos de Leiria.

O sindicato propôs um aumento mínimo salarial de 150 euros, o triplo do valor aplicado pela empresa no último aumento salarial.

Os trabalhadores decidiram ir a pé até à Câmara Municipal para apresentar uma moção, "no sentido de a Câmara intervir junto da empresa".

"Uma vez que é uma empresa que tem vindo a ser beneficiada com dinheiros públicos, portanto uma autoridade pública, também tem a parte social e deve intervir nesse sentido", acrescentou.

Segundo os funcionários, as linhas de produção estão praticamente paradas, estando apenas uma em funcionamento no primeiro turno.

Nos últimos meses, os colaboradores já tinham estado de greve, entre 9 e 11 de abril e entre 14 e 16 de maio, paralisando, por completo, a produção.