País

Diretor de Dermatologia do Santa Maria demite-se após polémica com cirurgias adicionais

O presidente do hospital aceitou a demissão e deverá nomear o substituto na reunião do Conselho de Administração marcada para esta manhã.

Loading...

O diretor do serviço de Dermatologia do Hospital de Santa Maria apresentou a demissão na sequência da polémica com as cirurgias adicionais através do SIGIC. A notícia é avançada pela CNN e foi confirmada pela SIC.

Paulo Filipe colocou o lugar à disposição depois de ter sido confrontado com os resultados preliminares do relatório interno. O presidente do hospital aceitou a demissão e deverá nomear o substituto na reunião do Conselho de Administração marcada para esta manhã.

Recorde-se que o SIGIC permite a realização de cirurgias para lá das escalas de serviço através de incentivos financeiros para as equipas hospitalares. Mas, supostamente, existem limites a esta atividade, que não pode exceder um terço da produção cirúrgica total.

O primeiro caso a tornar-se público foi o do dermatologista do Santa Maria Miguel Alpalhão que, em 10 sábados, recebeu 400 mil euros. O caso já está a ser investigado pelo Ministério Público, mas não será único.