País

Banco de Gorringe: uma viagem à mais alta montanha da Europa Ocidental

É um importante berçário de raias e apresenta uma ausência preocupante de grandes predadores, conclui um relatório científico da expedição, que decorreu no ano passado e que agora foi conhecido.

Loading...

O Banco de Gorringe, cujo estatuto de proteção foi agora prometido pelo Governo, é um importante berçário de raias e apresenta uma ausência preocupante de grandes predadores. São algumas das conclusões do relatório científico da expedição, que decorreu no ano passado e que agora foi conhecido.

Nas mais de 200 páginas do relatório científico, faz-se uma viagem por todas as expedições ao Gorringe desde que foi conhecido, em 1875. É a maior montanha da Europa Ocidental, com 5.000 metros, composta por dois montes, e está localizada na convergência das placas europeia e africana.

Este mês, o Ministério do Ambiente anunciou a intenção de classificar Gorringe como área marinha protegida, mas não avançou ainda com qualquer data concreta, tendo-se apenas comprometido com o final do ano.

Com esta classificação, Portugal ficará mais perto de cumprir o objetivo de proteção de 30% do mar português até 2030, um compromisso feito há três anos na Conferência da Biodiversidade de Montreal, no Canadá.