A manhã desta quarta-feira foi novamente complicada junto à Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) do Porto. Centenas de imigrantes tentam regularizar a situação em Portugal.
Os cartões agora encostados ao pilar denunciam uma utilização noturna em filas que nem sempre serão organizadas da forma mais desinteressada e honesta.
“Eles já têm uma lista que eles organizam e nessa lista já estão 30, 40, 50 pessoas. Eles cobram de 30 a 50 euros por cada pessoa. E eles ficam aqui, são um grupo de cinco, que atuam aqui, pelo que sabemos, todos os dias. Eles são muito agressivos e obrigam as pessoas a colocarem o nome na lista”, conta uma pessoa que não quis ser identificada.
Os casos de imigrantes que trabalham e descontam multiplicam-se pela fila da AIMA do Porto, resultando numa indignação generalizada.
“Dizem que [o pedido de autorização de residência] está em análise, mas acho que isto é uma vergonha porque eu estou a pagar tudo direitinho. Pago os meus impostos”, afirma uma imigrante.
Para tentar ajudar a diminuir estas filas por todo o país, o Governo lançou um site para a renovação de vistos vencidos de imigrantes em Portugal.
