O Partido Socialista (PS) desafiou o primeiro-ministro para negociar com os socialistas um acordo estratégico para a Defesa. A intenção é chegar a um acordo nos próximos três meses sobre como Portugal pode chegar nos próximos anos a um investimento de 5% do PIB em Defesa. A SIC Notícias promove esta segunda-feira à tarde um debate, com a presença do primeiro-ministro, militares, empresários e especialistas, sobre os desafios que isso representa para o país.
José Luis Carneiro enviou uma carta na passada sexta-feira ao primeiro-ministro a desafiar Luis Montenegro anegociar com o PS um acordo estratégico para a Defesa. O jornal Público acrescenta que o secretário-geral dos socialistas pediu uma audiência formal e que pretende chegar a um acordo no prazo de três meses de forma alcançarem um amplo consenso nacional.
José Luis Carneiro criticou ainda nessa carta, a que a SIC também teve acesso, o anúncio surpresa de Portugal na Cimeira da NATO, de que o investimento em Defesa vai subir para 2% ainda este ano e que subirá para 5% até 2035.
A guerra na Ucrânia e a crescente tensão geopolítica colocaram no centro do debate os investimentos na Defesa e a modernização das Forças Armadas.
O problema é que um investimento tão grande em Defesa vai exigir escolhas difíceis porque o dinheiro não chega para tudo e o Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Estado social - e outras áreas - também exigem um enorme esforço orçamental.
O primeiro-ministro é um dos participantes no debate organizado pela SIC Notícias, que vai começar às 18:00 e onde deverá explicar melhor qual é a estratégica que tem para lidar com estes compromissos.
Militares, empresários e comentadores especializados em defesa e geoestratégia vão também participar nesta edição especial que pretende ajudar a traçar um cenário mais claro do que os portugueses devem esperar destes novos desafios.
O debate vai ter o nome "A nova defesa" e vai ser transmitido em direto no site da SIC Notícias e também no Jornal do Dia a partir das 18:00.