País

Diretores esperam que notas do 9.º ano sejam conhecidas esta quarta-feira mas não sabem quando

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, fala dos atrasos da divulgação das notas dos exames do 9.º ano e da ansiedade que isto está a causar "aos alunos e pais" que estão "constantemente a ligar para as escolas".

Loading...

Os diretores de agrupamentos de escolas públicas desconhecem quando receberão as notas dos exames do 9.º ano cujo prazo foi adiado para esta quarta-feira, segundo confirmou o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) na terça-feira à tarde.

A informação é revelada por Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, que indica que a situação está a causar ansiedade "aos alunos e pais" que estão "constantemente a ligar para as escolas", mas que nada tem para lhes dizer.

"Dissemos que seria [a divulgação das notas] no dia ontem, ontem dissemos que seria no dia de hoje e eu espero que aconteça hoje, de manhã ou de tarde, até à escola fechar", declarou Filinto Lima.

De acordo com o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, o problema não é a situação dos alunos em relação às matrículas, porque isso é "uma situação superável pelas escolas", o "grande problema é o atraso de quase dois dias".

"Os Conselhos de Turma têm sido adiados consecutivamente. Eram para ser feitos segunda-feira de tarde, passaram para terça-feira e manhã, passaram para terça de tarde e agora passaram para o dia de hoje [quarta-feira], mas sem hora marcada porque "não sabemos a que horas vão chegar essas classificações", sublinhou.

Nesse sentido, Filinto Lima espera que as classificações cheguem ainda durante o período da manhã para que os professores possam prosseguir com os Conselhos de Turma que têm sido adiados.

Quanto à justificação do atraso e consequente adiamento, a tutela explicou que se deve a “dificuldades técnicas, decorrentes dos novos processos de classificação das Provas Finais do Ensino Básico” mas que, acrescenta, “estão restringidas a um número residual de classificações de provas, que estavam ainda por concluir no momento previsto para envio dos resultados às escolas”.

“(…) os resultados das Provas Finais do 9.º ano do Ensino Básico serão enviados amanhã, quarta-feira, sendo as pautas afixadas assim que possível, ao contrário do estipulado no calendário da avaliação externa (…). Esta situação causa constrangimentos óbvios às escolas, aos alunos e às famílias, que o MECI reconhece e lamenta”, lê-se em comunicado enviado à SIC Notícias.