De forma a contrariar a falta de creches em todo o país, Paços de Ferreira vai inaugurar 13 novas creches e berçários. São públicas, gratuitas e a Câmara garante que permitem um lugar para todos os bebés e crianças do concelho.
Dia 1 de setembro, o município de Paços de ferreira vai inaugurar novas creches, com 546 novas vagas.
“Neste momento ainda estamos em fase de instalação de equipamentos, estamos a montar as salas de atividades, os berçários, os refeitórios. É um desafio, mas está devidamente preparado desde alguns meses atrás”, avança Fernanda Mateus, da Rede Municipal de Creches de Paços de Ferreira.
Este é um investimento de cinco milhões de euros, financiado em parte pelo PRR, e permite abrigar crianças dos quatro meses aos três anos de idade.
“As inscrições começaram há pouco tempo e já temos cerca de metade das inscrições preenchidas (...). Temos tido imensa procura, temos a certeza de que as vagas serão rapidamente preenchidas” acautelou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira.
As creches estão integradas nos centros escolares do concelho, o que significa que um bebé de 4 meses pode permanecer na mesma escola até terminar o 4⁰ ano.
Os educadores de infância abordam o retrato como ideal. As crianças terão a possibilidade de “conhecer todos os profissionais e todos os espaços”, impedindo “o choque de separação”, facilitando assim a integração e permitindo continuidade, defende Ana Silva.
As creches e berçários abrem a 1 de Setembro. Até lá, os educadores de infância, auxiliares de ação educativa e assistentes operacionais contratados estão já a receber formação.