País

Mais de 390 mil carros 'sufocam' diariamente Lisboa: a batalha da capital contra o trânsito

Diariamente, quase 400 mil carros entram em Lisboa, um aumento de 20 mil em oito anos. Está a ser desenvolvido um plano de mobilidade urbana sustentável para 18 concelhos, que deverá ser finalizado até ao final do ano.

Loading...

Portugal mantém-se atrasado na mobilidade urbana, com o automóvel a ser a opção principal para a maioria das deslocações diárias. Na Grande Lisboa, mais de metade dos moradores continua a não recorrer aos transportes públicos, apesar do aumento da adesão nos últimos anos, impulsionado pela descida dos preços dos passes.

Diariamente, cerca de 390 mil carros entram em Lisboa, mais 20 mil do que há oito anos. Dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes mostram que as principais vias de acesso à capital, como a Ponte Vasco da Gama, IC16 e A8, estão cada vez mais congestionadas.

Estas rotas são usadas sobretudo por quem vive na Margem Sul, Loures, Odivelas e região Oeste, áreas com rendas mais acessíveis.

Este aumento no tráfego preocupa especialistas. O consultor Mário Alves defende a necessidade de políticas de mobilidade mais eficazes e coragem política para evitar a construção de mais estradas como solução.

Criada em 2021, a Transportes Metropolitanos de Lisboa está a desenvolver um plano metropolitano de mobilidade urbana sustentável, que integra 18 concelhos e milhões de habitantes.

Este plano está em consulta pública e deverá ser finalizado até ao final do ano, tendo como grande desafio a integração dos diversos meios de transporte.

Só a Carris Metropolitana transporta diariamente mais de 700 mil pessoas, um aumento de 15% no último ano.

Entre as soluções em estudo estão autocarros elétricos, corredores exclusivos para transportes públicos e sistemas digitais para pagamentos e informação, marcando o caminho para a transformação da mobilidade na Grande Lisboa.